Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

OS ESPÍRITOS BONS SE AFLIGEM?


Os Espíritos Superiores não sentem aflições com os sofrimentos humanos. Eles assistem aos seus tutelados com sabedoria e toleram sua ignorância ante os sofrimentos, o desespero, a impaciência, por saberem que todos procedem desta maneira, principalmente os homens que ainda não alcançaram certa compreensão espiritual.
Se os benfeitores espirituais fossem sentir aflições com os sofrimentos dos homens, tornariam o ambiente pior e os enfermos passariam a sofrer mais. Eles compreendem a necessidade da dor para despertar os valores internos dos sofredores.
Quanto mais elevado é o Espírito, mais tranqüilidade tem na consciência e paz no coração. Eles não se emocionam nem se alegram como as almas da Terra. A alegria pura e o prazer espiritual fazem os Espíritos irradiarem amor e eles se sentem felizes de modo diferente dos que estão encarnados.
As dores e aflições são sofrimentos para os Espíritos ainda ligados às paixões terrenas. Depois que a alma supera as tribulações pela falta de harmonia espiritual, cessam todos os tipos de inquietação e a mente entra em estado de graça.
Os Espíritos Superiores não podem sentir aflição com fatos passageiros, sem fundamento na eternidade; eles cuidam de ajudar aos que sofrem, infundindo-lhes ânimo novo, e pela intuição lhes fala, na acústica da alma, que devem andar, trabalhar e orar com coragem, porque desta forma todo o mal irá diminuir e crescerá a esperança na felicidade.
O porvir acena com mãos benfazejas para os que sofrem com paciência. É bom lembrar das bem-aventuranças de Jesus para os que padecem. Os Espíritos Superiores estão sempre ao lado dos sofredores, em nome do Mestre, garantindo a Sua promessa de que nenhuma das Suas ovelhas ficará desamparada.
O trabalho dos Espíritos superiores é junto aos ignorantes. Como seria suas vidas, somente contemplando a Divindade? Haveria o tédio crescente em seus corações. É por isso que Deus não pára de criar, e continua emanando a vida que se encontra em variados estados, para que todos tenham trabalho. O Criador não pára, e Jesus também está sempre trabalhando. Os Espíritos elevados, por sua vez, são co-criadores ante a Paternidade Divina.
Não adianta somente ler; necessário se faz meditar nestas verdades, para que se possa compreender melhor as leis de Deus e o Seu amor.
As provações são necessárias para todos os Espíritos, porque é nelas que são despertados os valores, talentos divinos que, por vezes, dormem no coração. Quando começas a crescer, todo o mal se volta contra ti, e para ascender mais depressa, deves saber resistir a ele, segundo o exemplo dado pelo Cristo.
Tecendo uma coroa de espinho, puseram-lhe na cabeça e na mão direita um caniço; e ajoelhando-se diante dele o escarneciam dizendo:
Salve, Rei dos Judeus. (Mateus, 27:29)
Podemos notar o que haverão de passar todos os que despertaram para a luz do entendimento espiritual. Eles receberão uma coroa de espinhos, uma cruz e os injuriadores não faltarão nos seus caminhos. Isto pode acontecer por todas as suas vidas, até aprenderem a suportar as agressões dos ignorantes que desejam sempre apagar a luz dos outros, por estarem nas trevas de si mesmos.
No entanto, os Espíritos Superiores passam por tudo isso com bom ânimo, vencendo todos os ataques e ainda orando por eles. Essa é a nossa meta com Jesus.


O Livro dos Espíritos, comentado pelo Espírito Miramez.